Cidade de São José do Calçado amanheceu tentando contabilizar os prejuízos causados pela chuva que durou pouco menos de duas horas na noite de terça-feira (28)
Um forte temporal com duração de menos de duas horas atingiu a cidade de São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo, na noite desta terça-feira (28). As ruas ficaram alagadas e o volume de água chegou a provocar correnteza, o que colocou moradores em risco.
Em vídeos feitos por moradores, há imagens de um grupo tentando resgatar pessoas na correnteza formada no meio da rua.
Segundo a prefeitura, ainda há pessoas isoladas e acredita-se que há desabrigados ou desalojados. O município não divulgou o número de afetados.
Apesar do temporal ter sido rápido, a água demorou a descer e por isso a equipe municipal ainda tinha dificuldade de locomoção e de ir até as áreas mais isoladas na manhã desta quarta (29) e saber quantas famílias fora atingidas.
A pequena cidade amanheceu cheia de lama e as ruas e o calçamento estavam destruídos. O temporal começou por volta das 21h. A água subiu rapidamente na região central e também em outros bairros.
A explicação dos técnicos da prefeitura para o volume de água é que região central do município é como se fosse um funil, por causa dos morros que cercam a principais ruas do centro.
As águas não tiveram vazão para escoarem pelas galerias e bueiros. O rio que passa pela cidade não chegou a transbordar, apesar de ficar em nível maior que o normal, segundo o município.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Q/U/BYmHHMRu6RCkNLVA2Xgg/chuva.png)
Em vídeos feitos por moradores, há imagens de um grupo tentando resgatar pessoas na correnteza formada no meio da rua — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Em alerta emitido na manhã desta quarta-feira (29), a Defesa Civil do ES disse que várias ruas do Centro da cidade ficaram inundadas.
Entre as ocorrências no Sul do estado, a Defesa Civil destacou ainda que em Guaçuí, no distrito de São Rafael, ocorreu a inundação de uma residência devido a fortes chuvas, uma família desabrigada. Já em Alegre, muitas árvores ficaram caídas na estrada Alegre X Celina e houve deslizamento de terras.
A mensagem da Defesa Civil do ES alerta para risco de chuva intensa em várias partes do estado.
Acumulados de Chuva
Segundo a Defesa Civil, no acumulado de chuva registrado no Espírito Santo, tiveram destaque:
- Alegre – 72.46 mm
- Cachoeiro de Itapemirim – 57.72 mm
- Ibitirama – 56 mm
- Vargem Alta – 47.6 mm
- Afonso Cláudio – 45.7 mm
- Brejetuba – 39.6 mm
- Guaçuí – 32.92 mm
- Piúma – 24.2 mm
- Ibatiba – 22.2 mm
- Mantenópolis – 18.49 mm
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/X/c/fsIKBNQe27iGkhetUnnQ/whatsapp-image-2021-12-29-at-08.44.16.jpeg)
Chuva forte provocou estranhos em São José do Calçado — Foto: Reprodução/TV Gazeta