Mucuri: Dois homens são resgatados pelo SAMU-192 após acidente em cisterna de 20 metros na Lagoa Bonita

Na manhã deste sábado (18/09), por volta das 09h40, a equipe do SAMU de Itabatã foi acionada para retirada de duas pessoas – ambas com idade entre 22 e 23 anos – presas no fundo de uma cisterna de aproximadamente 20 metros de profundidade, no assentamento de reforma agrária Lagoa Bonita. Após avaliação do cenário e o planejamento de resgate, a equipe montou os equipamentos de resgate vertical para adentrar à cisterna. O socorrista bombeiro Felipe Hermenegildo fez a incursão no ambiente confinado para a avaliação das vítimas e, consequentemente, o resgate com sucesso.

De acordo com informações de familiares, os dois irmãos estavam trabalhando na cisterna – um estava dentro, cavando e o outro estava fora puxando o balde de terra. Num dado momento, enquanto o balde cheio estava sendo puxado, se desprendeu do gancho que o prendia a corda, e desceu em queda livre, atingindo o homem que estava embaixo cavando, que acabou desmaiando. Imediatamente, o irmão que estava em cima, desceu para socorrê-lo e enquanto isso a equipe do SAMU-192 foi acionada, resgatando primeiramente a vítima desmaiada e, na sequência fizeram o resgate do segundo homem que havia descido para ajudar.

A agilidade e rapidez dos plantonistas Felipe Hermenegildo (Condutor) e o Técnico em Enfermagem Ednilson Salomão, que se deslocaram para o local de imediato, foi crucial. Com um tempo de respostas muito rápido, as duas vítimas foram retiradas pela equipe do SAMU, auxiliados pelos moradores do assentamento e, em seguida, encaminhados para o Hospital São José em Itabatã. Uma das vítimas teve apenas escoriações leves e foi liberada. A outra precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde se encontra internado aguardando avaliação médica, no entanto, segundo informações, o estado de saúde é delicado, com uma possível lesão na coluna, pois, enquanto ainda estava no fundo da cisterna, fora atingida no pescoço por um balde que escapou do gancho.

O SAMU 192 é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 

A unidade descentralizada do SAMU-192 do município de Mucuri sob a coordenação da enfermeira Ariane Ferreira Vieira, que é pós-graduada em Urgência e Emergência, socorrista profissional, com experiência em Suporte Avançado de Vida, aproveitou para informar que nesta segunda-feira (20/09), iniciará o evento em comemoração ao 11° aniversário do SAMU que se estenderá até a quarta-feira (23) com uma exposição na Praça João Carletti, em Itabatã. Na parte da manhã desta segunda-feira (20), haverá uma palestra voltada para os condutores socorristas e motoristas de ambulância comunitária, às 8h na Casa do Futuro. A partir das 11h estará na Rádio Três Corações 97,5 FM falando sobre o SAMU e tirando todas as dúvidas da comunidade.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim elogiou a performance e atuação da equipe do SAMU de Mucuri, dizendo que a rapidez no atendimento e o preparo dos plantonistas heróis do SAMU de Itabatã salvaram mais duas vidas neste final de semana e, lembrou que a Unidade está completando 11 anos de existência e o trabalho que vem desenvolvendo no município de Mucuri neste período, possui muitas histórias para se comemorar. Fernando Jardim informou ainda que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) tem fomentado junto aos órgãos competentes, a ampliação do SAMU, tanto em pessoal, recursos humanos, quanto em equipamentos e condições de trabalho das equipes.

Fonte: Rubem Gama

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *