Checamos: o Corinthians perdeu 894 mil sócios-torcedores após manifestação do último domingo? É Fake

Perfis nas redes sociais têm divulgado o número depois dos protestos na Avenida Paulista

Por Bruno Cassucci — São Paulo

Torcedores durante Corinthians x São Paulo , pela campeonato Paulista , na Arena Itaquera i, em São Paulo, SP 17/02/2019 Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Desde a última segunda-feira, perfis em redes sociais têm divulgado que o Corinthians perdeu 894 mil torcedores. Algumas mensagens afirmam que este número é referente a sócios.

De acordo com tais publicações, a debandada seria motivada pelo protesto realizado por torcedores do clube no último domingo, na Avenida Paulista.

As afirmações, porém, são falsas, de acordo com apuração do GloboEsporte.com.

O programa Fiel Torcedor nunca chegou próximo de ter essa quantidade de membros. Atualmente, são cerca de 75 mil sócios com pagamentos em dia.

+ Diretor de futebol fala sobre a chance de contratação de Jô

Corinthians tem aproximadamente 75 mil sócios-torcedores — Foto: Marcos Ribolli

Corinthians tem aproximadamente 75 mil sócios-torcedores — Foto: Marcos Ribolli

Por meio de nota (veja abaixo na íntegra), o Corinthians tratou essas publicações como “fake news” e disse não ter havido “qualquer perda significativa de sócios de seu programa Fiel Torcedor”.

No Twitter, a publicação de maior alcance com estas informações falsas teve mais de 6 mil compartilhamentos e 24 mil curtidas até o momento em que esta matéria foi ao ar.

Mensagem falsa sobre debandada de torcedores do Corinthians — Foto: Reprodução

Mensagem falsa sobre debandada de torcedores do Corinthians — Foto: Reprodução

A mensagem acima foi reproduzida por diversos outros perfis nas redes sociais. Alguns corintianos chegaram a rebater e questionaram a fonte da informação, enquanto outros “agradeceram” aos supostos torcedores que teriam deixado de acompanhar o clube.

Desde domingo também circulam nas redes sociais imagens de pessoas que se dizem corintianas queimando adereços do clube por discordarem da manifestação na Avenida Paulista.

Por conta da crise econômica decorrente do novo coronavírus, o Corinthians sofreu desde março uma queda no número de membros do Fiel Torcedor. Segundo o presidente Andrés Sanchez, houve uma redução de 25%. Já de acordo com o diretor financeiro Matias Romano Ávila, a queda foi de 8%.

Confira abaixo a nota oficial divulgada pelo Corinthians:

“Ao contrário das “fake news” (notícias falsas) que circulam em grupos de Whatsapp e nas redes sociais, o Sport Club Corinthians Paulista informa que não houve, desde domingo, qualquer perda significativa de sócios de seu programa Fiel Torcedor, um dos primeiros do gênero no país e de maior sucesso.

É notório que todos os clubes de futebol do país que operam programas de sócio-torcedor foram afetados pela suspensão das atividades do futebol. Esse número tende a se normalizar conforme as atividades se restabeleçam.

Cabe ressaltar que o torcedor e a torcedora corinthianos são reconhecidamente os mais fiéis do país. Sabem o que o Corinthians significa e não o abandonam por nada.”

Comentários