100 anos de Frans Krajcberg

A data desta segunda-feira, 12 de abril, será marcada pelo centenário de nascimento do artista plástico polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg. Lutador incansável pela preservação do meio ambiente, a programação completa das celebrações inclui eventos, cursos, workshops, exposições e até o plantio de alguns jardins.

Um trabalho do VJ Spetto, ícone de Large Scale Projections no Brasil, será responsável pelo início da celebração. O artista criou uma série de imagens de obras de Krajcberg projetadas sobre grandes monumentos do país em um ambiente virtual.

A mobilização da população para inclusão e sustentabilidade, inclui a reunião de diferentes atores: Artistas, educadores, ativistas que ministrarão workshops, oficinas, conferências , debates online e inúmeras atividades de imersão em sua obra. Será um convite à reflexão e à interatividade nestes grandes encontros de solidariedade e conscientização humanitária, em favor do homem e da natureza.

Frans Krajcberg

Krajcberg nasceu Kozienice, na Polônia, mas chegou ao Brasil em 1949. Na década de 1960, morou no interior de Minas Gerais, em uma caverna, em uma região de mineração em Itabirito, onde extraia os pigmentos naturais que usava em suas obras.

Ao visitar Nova Viçosa, no sul da Bahia, em 1972, o artista decidiu viver na cidade até o fim da sua vida, em 2017. Por lá, adquiriu 76 hectares de terra em uma área de Mata Atlântica, construiu sua casa sobre uma árvore e continuou sua luta pela manutenção da vida.

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *