Mucuri: Prefeitura lança Serviço de Família Acolhedora

A Prefeitura Municipal de Mucuri, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando o Serviço de Família Acolhedora. São ações voltadas ao serviço de acolhimento a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, em função de abandono e/ou cujas famílias encontram-se, temporariamente, impossibilitados de cumprir suas funções de cuidado e proteção.
Essas crianças e adolescentes poderão ser acolhidos por famílias cadastradas e capacitadas pela equipe técnica do Serviço de Família Acolhedora do município.
Por meio deste serviço, a criança e/ou adolescente, residente no município de Mucuri, será encaminhado pelo Poder Judiciário à família acolhedora. Provisoriamente, esta família ficará com a guarda dessa criança/adolescente. A equipe técnica do Serviço de Família Acolhedora do município, formada por uma assistente social e uma psicóloga, irá fazer o acompanhamento psicossocial do caso.
Todas as famílias que acolherem crianças, por meio Serviço de Família Acolhedora do município, irão receber um auxílio financeiro mensal. Este auxílio será repassado pelo município com o objetivo de custear os gastos relacionados às necessidades da criança ou adolescente acolhido.
A coordenadora do Serviço de Acolhimento explica que, diferente de um acolhimento institucional em um abrigo, o Serviço de Família Acolhedora irá oferecer um atendimento integral e individualizado, pois a criança/adolescente terá um convívio comunitário e familiar, primordiais para o seu desenvolvimento.
O acolhimento poderá durar de seis meses a um ano e seis meses, conforme decisão judicial, até que a criança/adolescente acolhido possa ser reintegrado a sua família de origem ou ser encaminhado a uma família substituta.
O cadastramento gratuito das famílias interessadas em participar do Serviço de Família Acolhedora deve ser realizado no site oficial da Prefeitura de Mucuri, no período de 27 a 31 de julho de 2020.
A secretaria de Assistência Social descreve que os processos de inscrição, seleção e capacitação das famílias acolhedoras são etapas primordiais para garantir o sucesso da implantação do projeto, Serviço de Família Acolhedora. Projeto esse que foi aprovado pela Lei Municipal em 14 de maio do corrente ano. Essas etapas irão garantir que as famílias acolhedoras estejam preparadas para receber essas crianças e adolescentes, garantindo segurança e bem-estar a elas.
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social estão tomando os cuidados necessários, principalmente nesse momento difícil, com o enfrentamento à pandemia do Coronavírus, para dar continuidade a implantação, tão importante, que é o Serviço de Proteção a Criança.
Faça o download do formulário aqui: http://www.mucuri.ba.gov.br/formulario-de-inscricao-inicial
Preencha e envie para o e-mail: cmpse.mucuri@outlook.com

Mais informações sobre o Serviço de Família Acolhedora de Mucuri podem ser adquiridas por meio do telefone (73) 3206-1406 ou do e-mail da Proteção Social Especial de Alta Complexidade no SUAS – Sistema Único de Assistência Social do Município 

Fonte:Ascom/Mucuri

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *