Mucuri: Caranguejos aparecem em praias após fase de fortes chuvas

Após trégua das chuvas em várias cidades do estado, outras consequências têm sido percebidas. Em Mucuri, no Litoral Extremo Sul, vários caranguejos que tinham sido arrastados pela enchente do rio apareceram na praia. O fato foi notado neste sábado (01).

Um morador publicou em um grupo no Facebook “Um mar de caranguejos. Esse é o cenário encontrado nesta sábado dia 01/01/2022 na Praia de Mucuri. Centenas de criaturas do manguezal amanheceram na beira do mar e despertaram a curiosidade de moradores e turistas que passavam pela região. Devido a chuva intensa que atingiu a região trouxe muita água doce para os manguezais. Como os caranguejos vivem em água salobra, eles procuraram o mar. Baixou a salinidade nos manguezais. Esse fenômeno acontece algumas vezes no litoral por causa das chuvas intensas. Os caranguejos saem das tocas, por conta da baixa salinidade e procuram a água salgada do mar. Consequentemente são trazidos para a praia. Grande parte acaba  morrendo na areia porque não resiste ao forte calor presente na região. Nos manguezais, eles são protegidos pelas árvores. Alguns pescadores e moradores do município começou a fazer o resgate dos animais.”

Ainda segundo informações, vários são fêmeas, em fase de reprodução, e filhotes. O recolhimento dos animais foi feito por voluntários e pescadores. Eles estiveram no local neste sábado e domingo, e depois de recolhidos, os animais são levadas para mangues do município. 

Fonte: TVMucuri

Comentários