Publicado em 05/03 - 06h10min, Fonte: Por Carlito Teixeira e Maria Aparecida Soares - MATÉRIA COM ( 4223 ) exibições

Romana, 15 anos de vitórias e superação.

Itabatã News, notícia e Notícias - Romana, 15 anos de vitórias e superação.

No ultimo fim de semana Maria Aparecida Soares (Cida), recebeu amigos e familiares para uma festa muito especial: 15 anos de sua filha Romana.

Há um bom tempo que Romana já vinha programando essa festa, isso mesmo, ela já vinha inclusive preparando a sua lista de convidados, que segundo sua mãe, cada dia aumentava mais.

Romana nasceu surda devido a uma toxoplasmose no oitavo mês de gestação. Segundo sua mãe, a médica que acompanhava seu pré-natal fez uma lista das possíveis sequelas com as quais Romana poderia nascer.

Mas Cida é mãe. E o que é melhor mãe e brasileira, ou seja, não desiste nunca. Embora muitas falsas mães nessas horas praticam o descalabro do aborto, Cida resolveu fazer o que todo mundo esperava dela. Trazer Romana para a vida. E prometeu a si mesmo: Venha do jeito que vier, que eu cuidarei com muito amor.

E eis que Romana chegou. E já chegou aprontando das suas. Chegou no dia do aniversário da sua avó materna. Tornando se assim um presente inesquecível para Dona Iraci. Logo mãe a avó perceberam que ela não ouvia. Confirmando assim uma das previsões da médica. Os desafios estavam apenas começando.

O primeiro foi a atitude do pai que com palavras grosseiras disse que não a aceitava como ela era. Ele não sabe o que perdeu. Porque Cida também não o aceitou com esse tipo de atitude e se separou dele.

Cida, D. Iraci e Romana passaram a formar um trio parada dura. Romana lutando pela vida com suas limitações e Cida e D. Iraci lutando para garantir a ela tudo isso e com muito amor.

Quando Romana completou 3 meses Cida teve que partir pra luta. Trabalhar para garantir o sustento. E ai D. Iraci entrou em ação. Se tornou o Porto Seguro dessa família formada por 3 Guerreiras. E além de tomar conta da neta para que Cida pudesse trabalhar, ela também se encarregou de leva-la a Belo Horizonte para os primeiros tratamentos.

Cida não se cansa de dizer: Aos olhos do pai você é uma obra prima que ele com suas próprias mãos pintou. Ela diz não enxergar em momento algum a deficiência da filha. Pra mim ela é perfeita, diz Cida. E é mesmo.

Mas quem nasceu pra vencer, vencedor sempre será. Aos 8 meses de vida, Romana que “perdeu” o “pai” ao nascer foi presenteada com outro pai. Foi quando Cida conheceu Mário Lúcio, seu atual esposo e pai de verdade de Romana. O carinho entre Romana e Mário Lúcio é uma história a parte e que deixa Cida muito feliz.

O nome Romana é uma homenagem a Ramon, um primo que Cida considera como um irmão. Veja foto abaixo.

Romana só começou a andar aos 5 anos de idade e essa talvez tenha sido uma das poucas limitações da sua vida. Porque de resto. Limitação é uma palavra fora do seu dicionário.

Cida tem orgulho de dizer que ela se vira sozinha. Quando chega da escola conta tudo que aconteceu por lá e não dá o menor trabalho. Como toda adolescente de hoje em dia vive com a agenda cheia de compromissos. Entre eles está: estudar na APAE e cursar o 6º ano no Colégio Frei Ronaldo.

E como não poderia deixar de ser é uma jovem antenada. Tem tablet, celular e domina o computador melhor do que a própria mãe.

Cida diz que na festa ela surpreendeu a todos sendo muito receptiva, indo sozinha de mesa em mesa cumprimentar a todos.

Cida não esquece daqueles que a ajudaram de uma forma ou de outra a enfrentar essa doce luta. Ela faz questão de lembrar a Dra. Kelly de Aguas Formosas que foi uma das primeiras a lhe dar a mão.

TURMA DA APAE DE AGUAS FORMOSAS E APAE ITABATÃ

Na APAE de Itabatã Cida diz que não vai citar nomes pra não ser injusta com tantos que a ajudaram. Mas faz questão de lembrar que não se esquece de nenhum.

A festa de 15 anos de Romana é a coroação de uma luta de 3 mulheres guerreiras e que não entregam os pontos nunca: D. Iraci, Cida e Romana.

O Itabatanews parabeniza a D. Iraci, Cisa e Romana e que muitos 15 anos ainda venham por ai.

Cida aproveita para agradecer A Ana Noivas, à Vera pela decoração, Branca Bolos e á Fábio pelo Som.

Agradece também à MARLY PEGO, IRMÃ HELENA, PADRE RONALDO, SIMONEI DE DESIDERIO, VAL DO SALAO, À PRIMA ELIANE BRITO E A TODOS DA FAMÍLIA QUE VIERAM DE AGUAS FORMOSAS ESPECIALMENTE PARA A FESTA DE ROMANA. AGRADECIMENTOS AO FOTOGRAFO VOGTON E A DAMIANA QUE VEIO DE VITÓRIA ESPECIALMENTE PARA AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO.



Deixe seu comentário!