Eleições 2020: MUCURI SÓ NÃO MUDA SE NÃO QUISER

Moro no município de Mucuri há 21 anos. Desde que cheguei aqui em 1999, vejo esse povo clamar por mudanças na administração municipal e na Câmara de vereadores.

Mucuri é um pobre município rico e hoje arrecada em torno de 500 mil reais por dia.

Desde 1992, quando a fábrica iniciou o seu processo de produção, os cofres da prefeitura de Mucuri não conhecem escassez de dinheiro.

Acontece que a fartura financeira nesses quase 30 anos não se converteu em quase nada de bom para o município e seu povo.

Não se transformou em melhoria da qualidade de vida.

Não se transformou em melhoria na saúde. Não temos um hospital municipal e o São José, que atende pelo SUS vira e mexe sofre com atrasos nos repasses e já esteve por várias vezes na iminência de fechar as portas.

Os PSFs sofrem por inúmeros motivos: Muitas vezes faltam medicamentos, muitas vezes faltam médicos, muitas vezes faltam equipamentos  e muitas vezes sobra sobrecarga. Um exemplo puro e acabado é o PSF do Cidade Nova que há muito tempo carrega nas costas sozinho 5 bairros, enquanto do outro lado da cidade existem 5 PSFs.

Não se transformou em melhoria na educação. Há mais de uma década não se constrói uma escola no município e muitas das que existem estão em situação precária ou faltando muita coisa, entre elas uma simples mesa para as crianças lancharem.

Não se transformou em melhorias no saneamento básico. O exemplo maior disso é o bairro Cidade Nova. O maior do município, aberto há quase 30 anos e não conta até hoje com um metro sequer, nem de rede de esgoto e nem de rede pluvial.

Aliás, a respeito da rede de esgoto e da rede pluvial, vale salientar o seguinte: É importante dizer que a rede pluvial é obrigação do município, mas o município nunca deu a merecida importancia para essa obra tão fundamental para a melhoria da qualidade de vida e que consequentemente eliminaria uma serie de problemas em varias localidades do município melhorando pelo menos um pouquinho a qualidade de vida de muita gente e mais importante ainda: reduziria drasticamente a incidência de algumas doenças, principalmente nas nossas crianças.

Quanto à rede de esgoto, o caso é serio e cada ano que passa fica pior. É importante lembrar que temos um deputado federal que diz nos representar, colhe muitos votos por aqui em toda eleição, já foi, ou ainda é o homem de frente da Embasa, tão influente que já teve um genro a frente da administração da empresa. Já nos prometeu diversas vezes e nunca cumpriu em nos presentear com essa obra tão desejada e tão necessária.

Mas voltando o nosso mundo real, a verdade é que o dinheiro que esse município arrecada parece evaporar mais rápido que pingo de éter ao ar livre.

Mas, enfim, estamos em 2020, ano eleitoral. E mais uma vez a oportunidade de mudar.

E olhando para o cenário, a oportunidade nunca foi tão grande. Dessa vez MUCURI SÓ NÃO MUDA SE NÃO QUISER.

Para o executivo temos 7 opções, sendo  3 já conhecidas e quatro opções novas com pessoas que nunca exerceram o cargo maior do executivo.

Na disputa temos o atual prefeito com 1 mandato, na tentativa de reeleição, temos 2 ex prefeitos, cada um com 2 mandatos e temos quatro candidaturas de pessoas tentando o primeiro mandato. Portanto, temos mais candidaturas novas do que candidaturas conhecidas. MUCURI SÓ NÃO MUDA SE NÃO QUISER. Mas, enfim, todo poder emana do povo e embora nem sempre em seu nome seja exercido, caberá a ele a decisão suprema da escolha.

No legislativo a oportunidade de mudança e ainda maior. Dos 13 atuais, 5 não concorrerão a reeleição. Restando apenas 8, com mais 8 ex vereadores que não estão no cargo, mas irão para a disputa, então são 16 candidatos que já ocuparam uma cadeira na Câmara. Levando-se em consideração que são 240 candidatos, nós teremos 224 oportunidades de mudança. Mas, enfim, todo poder emana do povo e embora nem sempre em seu nome seja exercido, caberá a ele a decisão suprema da escolha.

Posso garantir que nesses 20 anos de Mucuri nunca vi tantos candidatos novos tão bons e tão qualificados como desta vez. Não vou aqui citar nomes, até porque não posso, mas a quantidade de candidatos novos, qualificados, com uma vida pessoal limpa, com muitas ideias novas e viáveis é algo de encher os olhos e o coração de esperança. E digo mais: Em todos os grupos tem. Cada grupo tem pelo menos 3 candidatos com o perfil acima citado. Mas, enfim, todo poder emana do povo e embora nem sempre em seu nome seja exercido, caberá a ele a decisão suprema da escolha. MUCURI SÓ NÃO MUDA SE NÃO QUISER.

Comentários